quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O maior brasileiro de todos os tempos

Podem me chamar de alienada, mas só hoje descobri que o SBT está com um programa que - supostamente - elege os 100 maiores brasileiros de todos os tempos. E quem melhor do que o povo para escolher os melhores dentre seus pares? Muito justo deixar essa escolha a cargo do público. Foi aí que a decepção me atingiu...

Foi com muita dor no coração que descobri que Edir Macedo (13º), Ronaldo Fenômeno (15º), Neymar (20º) e Luan Santana (40º) - dentre vários outros - são considerados mais importantes para a história do Brasil do que Machado de Assis (41º), Carlos Drumonnd de Andrade (52º), Zumbi (53º) e Carlos Chagas (66º). Fique à vontade, caro leitor, para conferir a lista completa clicando aqui.

Os "12 mais" ainda não foram escolhidos, mas do jeito que a coisa vai, a gente pode esperar umas atrocidades, já que temos Chico Xavier concorrendo com FHC...


Fiquei pensando: essa lista é o retrato da nossa sociedade. Todos os 500 anos de "emburrecimento" da população, deram certo! O Brasil é formado por pessoas estúpidas. Ok, talvez eu tenha exagerado. A parcela da população brasileira que assiste televisão (175 milhões de pessoas com mais de 14 anos, segundo o IBGE) é estúpida. Re-analisando a primeira frase desse post, acho que não sou eu a alienada... Como pode um povo não conhecer a própria história a ponto de achar que Joelma é uma das maiores brasileiras de todos os tempos??? E mais, nem sequer lembrar de nomes como Castro Alves, Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, ... Parei! Se for citar todos que deveriam constar desta "lista" não haveria espaço suficiente neste blog.

Agora imagina: este povo que venera o Tiririca, é o mesmo que elege nossos governantes. Ops. Do que eu estou falando? O Tiririca é deputado! Acho que cheguei tarde demais com esse assunto... Minhas previsões - e juro por Deus que espero estar errada -  é que na próxima lista tenhamos Mulher Melancia e Paula Fernandes. Por favor, não ria. A situação não é engraçada. É preocupante. Deveras preocupante. Estamos caminhando para a imbecilidade.


Ontem à noite conversava com uma amiga sobre a que ponto chegamos com a educação (ela é professora de português empenhadíssima de uma escola pública onde alunos de 14 anos não sabem que a palavra "pobrema" não existe...). E eu lembrei do filme Idiocracy. De maneira exagerada, ele relata o nosso futuro: um mundo sem pessoas inteligentes. E, amigo leitor, infelizmente estamos nos direcionando para isso.

Também ontem, embalada pelo ritmo das eleições - mesmo não havendo em Brasília - e das condenações do mensalão, falava eu sobre os crimes de colarinho branco. Porque, afinal, nessa época do ano todo mundo se revolta contra a corrupção, não é mesmo? Pena que seja só por alguns meses... Ok, voltando ao assunto. Argumentava sobre os deputados criminosos e alegava, mais uma vez, que o povo tem o governo que merece. Mas, ainda assim, acredito que é possível uma conscientização da população brasileira à base do esforço, do trabalho de formiguinha mesmo, para que todos saibam votar; pensar. Então eu recebi a brilhante resposta de que o voto deveria ser inconstitucional e que a melhor forma de governo para o Brasil é a ditadura. Argumento? "Um povo alienado por TV e futebol não tem direito a votar". Engraçado... Quando foi mesmo que começou um esforço sem precedentes na história do Brasil pela cultura das novelas e o aclamado Tri campeonato mundial? Ah, sim... na ditadura. Ok. realmente é uma solução brilhante...

Resumindo, uma chama dentro de mim arde dizendo que "ainda vale a pena sonhar", mas ela está aos poucos enfraquecendo...





15 comentários:

  1. verdade eu pensei ne uma lisa bem maior de 100 de gente útil ao país, belo texto :)

    ResponderExcluir
  2. É você falou tudo Ca, infelizmente é isso mesmo, o programa só mostra algo que pensamos e agora temos mais certeza. Além que a maioria reclama, fala, chama politico de corrupto e tudo, mas em epoca de eleição vota no prefeito porque ele foi o medico da avó, porque é amigo do primo do tio do meu pai, dificilmente vejo alguem querendo votar pelas propostas mesmo.
    Eu já sou bem desanimado com as pessoas e nem consigo pensar em algo que poderia ajudar a mudar.
    O povo do Brasil sempre quer dar um de esperto, trabalhar menos e ganhar mais, festas e tudo mais. Desejo é muita sorte para esse futuro!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda me lembro da época em que diziam que o Brasil era o "país do futuro". Infelizmente, hoje em dia, a frase mudou e agora está mais para: "Brasil: um país SEM futuro". Tenho esperanças de que isso mude, mas também estou perdendo a fé. =/

    ResponderExcluir
  4. EU JÁ HAVIA VISTO ESSE ABSURDO E ISSO ME REVOLTA.
    ATÉ O FELIPE NETO FEZ UM VIDEO, ACHO EU QUE VOCÊ JÁ O VIU.
    ESSA NOVA GERAÇÃO ESTÁ UMA TRISTEZA NOSSAS ESCOLAS E FACULDADES
    UMA VERGONHA.
    O POVO QUE SÓ SE JUNTA PARA BESTEIRA COMO MARCHA DA MACONHA, PARADA
    GAY ETC.
    MAIS GRAÇAS A DEUS QUE SONHA AINDA NOS SALVA DESSA DURA REALIDADE
    QUE VIVEMOS.
    GOSTEI MUITO DO POST.
    BEIJOS LINDA.
    DANIEL TIGRE

    ResponderExcluir
  5. *Minhas previsões - e juro por Deus que espero estar errada - é que na próxima lista tenhamos Mulher Melancia e Paula Fernandes.*
    More, vc ainda esqueceu dos 12 primeiros lugares... Paula Fernandes nao garanto, mas to apostando na melancia, morango, maça, pessego, banana ou alguma outra 'fruta' emplacando por la...

    Realmente, o povo nao sabe o que faz, nao sabe o que pensa...
    Melhor dizendo, o povo nao pensa, a informacao ja vem 'mastigada', prontinha pra engolir, de acordo com a vontade da globo, do governo, da igreja ou de quem quer que seja o manipulador da vez...
    Eh facil... o povo reage como bando de ovelhas, indo pra onde o pastor conduz...
    Eh pratico... ainda usamos a politica do 'jeitinho brasileiro', e do 'rouba mas faz' (ouvi muito isso aqui, na epoca de campanha)...
    E assim vamos vivendo... sem lenço e sem documento... nada no bolso, e menos ainda na cabeça...
    E sabe-se la o que ainda vem pela frente... o povo do verde-amarelho esta com um futuro cada vez mais negro.....

    Grande texto... como sempre !!

    ResponderExcluir
  6. É triste, mas essa realidade e esse pensamento mesquinho, não devem mudar nem nos próximos 500 anos.

    ResponderExcluir
  7. Putz! Chico Xavier concorrendo com FHC... Pra que viver??

    Se ainda há uma chama, trate de riscar uns fósforos para tentar mantê-la acesa. A minha apagou faz tempo e acredito que é gente como VOCÊ que pode mudar algo.

    Sempre bom demais achar um ser PENSANTE na internet.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. primeiro que nada, eu nem sabia que ainda não seguia o blog...

    E o que eu tenho pra falar sobre o assunto se vc já disse tudo? Esse problema com a falta de consciência brasileira não deveria ser mais surpresa para ninguém, já parei a muito tempo de tentar mudar o rumo das coisas apenas falando, pois não adianta nada. Faz parte do "jeitinho brasileiro", é cultural.

    Mas não vou me esticar muito, ficar faando sobre isso me deixa até triste, um tanto depcionada. Fazer o quê né? Só nos resta a esperança.

    ResponderExcluir
  9. A verdade e que brasileiro anda tão ruim das pernas que confundem "O maior brasileiro de todos os tempos" com o mais comentado, ou mais famoso do momento. Essa é a sociedade atual, que valoriza o agora em detrimento do antes ou depois. Em algumas situações pode ate ser uma vantagem, mas definitivamente não é esse o caso aqui.

    ResponderExcluir
  10. essa cultura de caixinha nos atrasa a décadas, pensando pelos brasileiros de mente preguiçosa, realmente revoltante.

    ResponderExcluir
  11. Já tem o resultado final Camila. É o maior Brasileiro foi Chico Xavier. Vê aqui: http://www.sbt.com.br/omaiorbrasileiro/
    E a lista dos 12 mais vai assim (sem ordem):
    - Senna
    - FHC
    - Lula
    - Irmã Dulce
    - Chico Xavier
    - Vargas
    - Kubitscher
    - Niemeyer (arquiteto idoso)
    - Princesa Isabel (a mulher da abolição da escravidão) - essa ficou entre os 3
    - Santos Dumont
    - Tiradentes (aquele que a história não comprova que existiu)

    Deixar a escolha a cargo da população é louvável, contudo a população que vota em Luan Santana e a galega da novela Rebelde não me parece ter instrução suficiente para entender que a escolha dessa natureza (que acontece em muitos países, patrocinada pela BBC) vai refletir lá fora em como a população vê se país. Um jogador de futebol ou um cantor é suficiente representação para a nossa massa popular? Um resquício da historia do governo império ou um fantasma dos nossos livros de história seria? Que me dizem de representantes de governos populistas e outros que dizem ter salvo o país ao implantar um modelo econômico em uma moeda? Um arquiteto que desenhou Brasília (sem ofensas) fez tanto pelo país inteiro? E o cara que inventou o avião em Paris, será que é representação para toda a nação?
    Acho que não temos a dimensão de quem pode ser o maior brasileiro de todos os tempos por que o Brasil ainda não chegou no patamar onde se tenha educação, cultura e segurança financeira (com o minimo de desigualdade) suficiente para essa escolha ser respaldada não no apelo popularesco da mídia, mas no conhecimento e intenções (e ações) de alguém que fez realmente a diferença pro nosso país, como um todo.
    E digo ainda: - BBC, volta daqui a uns 150 anos que a gente escolhe o maior brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  12. Isso é que é inversão de valores...

    O "ter" vale mais que o "ser" e assim caminhamos cada vez mais ladeira abaixo.

    Ainda bem que algumas cabecinhas pensantes ainda se manisfestam e tentam sacudir os alienados. Show de texto.

    ResponderExcluir
  13. Isso é que é inversão de valores. Uma sociedade que valoriza mais o "ter" do que o "ser" ...
    Ainda em que algumas cabecinhas pensantes tentam sacudir essa massa alienada.

    Show de texto.

    ResponderExcluir
  14. Camila, no geral - após uma análise perfunctória - concordo com o texto publicado, entretanto - após uma análise percuciente -, causou-me surpresa que "Uma jornalista incomodada com as verdades do mundo." tenha levado tanto tempo para tomar conhecimento de um programa da SBT que de tanto sucesso e elevada audiência - conforme dados do IBOPE - foi transmitido às quartas-feiras e reprisados aos sábados. Discordo de você quando generaliza tachando de alienado e/ou estúpida a parcela de brasileiros que "assistem televisão". Manifesto meu entendimento que temos que separar o joio do trigo. Você está externando uma opinião pessoal, a qual, necessáriamente não representa a opinião dos demais; nada contra você não gostar de televisão, entretanto, querer desqualificar quem gosta e que vê nesse meio de mídia algo salutar em que podemos aproveitar muito de bom do que nos transmite a saber: conhecimentos, informações, teletransporte a épocas passadas, etc., é demais. Seria o mesmo que eu censurasse e taxasse de idiota quem lê e gosta de "mangá" e quem assistiu o filme "Idiocracy". Acompanho você e serei mais uma formiguinha a acreditar que ainda vale a pena sonhar por um Brasil onde a educação e a cultura predomine.

    Continue cada vez mais com o seu blog ele é muito importante para nós.

    ResponderExcluir